O grupo Amigos Solidários, formado por empregados voluntários da FSADU, doou, no dia 28 de março, 230 quilos de alimentos para Comunidade Terapêutica Ágape, mo Jardim Tropical, em São Luís (MA). A campanha foi direcionada para uma organização não-governamental que acolhe e oferece tratamento para mulheres dependentes químicas. Elas permanecem na casa durante oito meses e recebem tratamento psicológico, assistência social e médica. A comunidade funciona desde 2014, mantida por meio de doações.
Na entrega, os colaboradores ouviram depoimentos das internas que provocaram emoção. “Hoje em dia está difícil as pessoas se preocuparem com o próximo, chorar com os que choram, alegrar-se com os que se alegram”, disse uma das voluntárias, Silmara Mota, que não conteve as lágrimas ao ouvir de uma das mulheres o seguinte depoimento: “Sei que fiz muita gente sofrer. Preciso liberar o perdão para mim e conquistar o perdão dessas pessoas, reconstituir minha família”, disse ela, que deixou duas filhas adolescentes para iniciar o tratamento contra a dependência do álcool e outras drogas. Ela disse ainda: “A pessoa não admite que é dependente. Só quando fui chamada de drogada por um familiar que a minha ficha caiu. Eu, drogada? Isso ficou no meu inconsciente e resolvi mudar de vida”
A despensa da Casa estava quase vazia, o que deixou os voluntários mais certos de que a ação atingiu o objetivo, mas a coordenadora financeira Leila Gonçalves foi além nos agradecimentos: “A doação veio numa hora de muita necessidade, mas gostaríamos de agradecer muito a presença de vocês aqui, pois para elas é um ato de valorização na autoestima, e isso não temos como mensurar”.
DIA DA ENTREGA: PARCERIA FEZ A FORÇA