Com apoio da Fundação Sousândrade, por meio da rádio Universidade FM, será realizado neste fim de semana, 26 e 27, o espetáculo “A Cigarra Autista”, da compositora, cantora e escritora, Anna Torres. Ela, que lançou o livro homônimo ,a Feira do Livro de São Luís, semana passada, apresentará a adaptação em musical no Teatro Arthur Azevedo, às 17h.
Segundo a produtora do espetáculo, Fabiana Almeida, a fábula da “Cigarra e a Formiga” será recontada de maneira lúdica, mas ao mesmo tempo realista. “O espetáculo traz a cigarra como uma portadora de autismo, que não e? apenas uma grande cantora, mas também uma grande trabalhadora”, descreve a produtora. Nele, será abordado a importância do amor, da ética, da tolerância e inclusão dos autistas nas relac?o?es humanas. O objetivo é sensibilizar as pessoas e levantar o debate em torno do autismo, além de incentivar os próprios autistas e familiares a lutarem pelos seus sonhos e superarem desafios.
Idealizadora do projeto, Anna Torres destacou que um dos principais motivos para a realização do livro foi o diagnóstico da sua filha em Transtorno do Espectro Autista (TEA). “O projeto nasceu por uma necessidade, precisávamos debater sobre o tema. Abordamos vários pontos muito importantes para a sociedade atual, desde o respeito, a preservação do meio ambiente, quanto a realização e luta dessas pessoas por seus sonhos, profissionais e pessoais”, ressaltou ela.
Atualmente, a escritora mora na França e o projeto será publicado em forma de livro e musical em diversos idiomas, como português, inglês e francês, e publicado em países como Espanha e China.