“Inteligência artificial: a nova fronteira da ciência brasileira” é o tema da 17ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia no Maranhão, que acontece até o próximo 23, com apoio da Fundação Sousândrade (FSADU). Na abertura, ontem (19), foi proferida a palestra: “Ciência como agente de transformação social do Brasil”, ministrada pelo Prof. Dr. Miguel Nicolelis, médico, neurocientista, professor catedrático da Duke University Medical School e membro das Academias de Ciências da França, do Brasil e do Vaticano. O professor doutor é também presidente do Conselho do Instituto Santos Dumont, no Rio Grande do Norte.
Todas as palestras, minicursos e apresentações de trabalhos serão realizadas online no canal no YouTube da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), órgão estadual responsável pela realização do evento no Maranhão.
A programação completa da Semana de Ciência e Tecnologia está disponível no site www.semana.secti.ma.gov.br/
Sobre a SNCT
A Semana Estadual de Ciência e Tecnologia é organizada anualmente pelo Governo do Maranhão por meio da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti).
O tema é definido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTI). “Inteligência Artificial: a nova fronteira da ciência brasileira”, foi o tema escolhido para a 17ª edição do evento científico.
Entende-se que a IA pode trazer ganhos na promoção da competitividade e no aumento da produtividade brasileira, na prestação de serviços públicos, na melhoria da qualidade de vida das pessoas e na redução das desigualdades sociais, dentre outros.
Todos os anos, propõe-se um tema relevante e atual, para mobilizar a população a respeito de atividades sobre Ciência, Tecnologia e Inovação, tornando acessível a todos o conhecimento científico.
A SNCT tem como objetivo promover a difusão e popularização da ciência e incentivar a interação entre academia, setor produtivo e população.
Fonte: Portal do Governo