Em três meses, a Fundação Sousândrade (FSADU) já apoiou cinco ações de campanhas de combate à COVID-19 no Maranhão, além de ter fomentado doações individuais, como os R$ 500mil doados pela rede Raia Drogasil. Até final de junho, já haviam sido arrecadados R$ 798.329,26 para o setor de saúde pública do Estado e apoio às pessoas em vulnerabilidade social.
Na avaliação da superintendente da FSADU, Luciana Cordeiro, as campanhas estão obtendo resultados positivos. Ela afirma que a Fundação Sousândrade continuará apoiando as iniciativas solidárias até a erradicação do novo coronavírus no Maranhão. “Vale ressaltar que todas as campanhas foram realizadas com o apoio do Ministério Público, por meio da Promotoria das Fundações ”, acrescenta ela.
PROJETOS REALIZADOS
FUNDO DE APOIO AO HU-UFMA- O primeiro projeto foi lançado dia 29 de março, em conjunto com a Fundação Josué Montello, por iniciativa da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). O reitor da UFMA, Natalino Salgado, gravou o vídeo abaixo para convidar a toda a população para participar da campanha.
As doações são exclusivamente em prol do Hospital Universitário, complexo formado por duas unidades hospitalares (Presidente Dutra e Materno Infantil) e nove anexos de atendimento ambulatorial, que está desenvolvendo ações para o enfrentamento da COVID-19 no Maranhão.
O HU-UFMA é uma instituição que se mantém, integralmente, com verbas oriundas do Governo Federal, e seu atendimento está todo vinculado ao Sistema único de Saúde- SUS.
O trabalho de arrecadação está a cargo das fundações de apoio à UFMA: Sousândrade e Josué Montello. Nesses dois locais, foram montados postos para receber as doações de materiais e foi aberta uma conta corrente para receber doações diversas.
De acordo com a Superintendente do HU-UFMA, Joyce Lages, “é grande a necessidade de insumos hospitalares para proteger aqueles que vão cuidar dos pacientes com COVID-19. Receber o apoio espontâneo dessas instituições é um grande reconhecimento e demonstração de confiança no nosso trabalho”.
LIVES PELA VIDA
ZECA BALEIRO– A primeira campanha deste projeto , dia 5 de maio, foi em parceria com o cantor maranhense Zeca Baleiro, por meio de live solidária. Com a parceria da UFMA e organizações privadas, o cantor apresentou seu show em benefício aos hospitais públicos do Maranhão.
Clique aqui para assistir à live na íntegra.
ALCIONE– A segunda campanha deste projeto, dia 13 de maio, foi a live com cantora Alcione com arrecadação destinada aos hospitais públicos do Estado.
Clique aqui para assistir à live na íntegra.
O terceiro projeto é a campanha “Unir sem reunir”, em benefício, inicialmente, aos alunos da UFMA em situação de vulnerabilidade social, estendendo às comunidades carentes. O objetivo é arrecadar doações de cestas básicas, materiais de limpeza e higiene, remédios ou dinheiro, por meio de transferências bancárias.
A campanha teve início dia 11 de maio.
BOI DA MAIOBA– A quarta ação com apoio da FSADU foi do projeto “Unir sem Reunir” , dia 20 de junho, em benefício aos integrantes do Bumba Boi da Maioba em situação de vulnerabilidade social.
Clique aqui para assistir à live na íntegra.
CECÍLIA LEITE– A cantora maranhense Cecília Leite também contribuiu com a “Unir sem Reunir” com uma live solidária dia 25 de junho, em prol dos alunos da Universidade Federal do Maranhão em situação de vulnerabilidade social.
Clique aqui para assistir à live na íntegra.