Representantes dos 70 municípios de maior índice de trabalho infantil no Maranhão estarão reunidos até amanhã (23) no Seminário de atualização, acompanhamento e monitoramento das ações estratégicas do PETI- Programa de Erradicação do Trabalho Infantil. A diretora-presidente da Fundação Sousândrade (FSADU), Evangelina Noronha, e a coordenadora técnica, Shirley Saraiva, participaram da abertura do evento, uma vez que a FSADU coordena as ações estratégicas do PETI no Estado.
A coordenadora geral do PETI, da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (SEDES), Ângela Rodrigues, abriu o evento, pedindo a parceria de todos para a realização do planejamento. Em seguida, o assessor de Comunicação do Fórum estadual de prevenção e erradicação do trabalho infantil do Maranhão (FEPETIMA), Marcos Japi, falou sobre a importância do Comitê maranhense de adolescentes na prevenção e erradicação do trabalho infantil (COMAPETI), formado em novembro do ano passado.
O COMAPETI está em 22 municípios, que contam com adolescentes em defesa da transformação social. O presidente, Felipe Daniel, estava no Seminário. “Estamos entre os quatro Estados – junto com o Pará, Ceará e Amapá – a ter um comitê ativo”, comemorou Marcos Japi.
O evento seguiu com a apresentação da supervisora da SEDES, Werllayne Amorim, sobre as ações do PETI, entre outras apresentações. Amanhã (23) será o encerramento com a oficina prática de orientação para elaboração do plano de trabalho 2018 e a apresentação das oficinas.