Em parceria com a Escola de Formação de Governantes (EFGMA), a Fundação Sousândrade (FSADU) realizou hoje, 26, às 8h30, por meio de Educação a Distância, a abertura do curso Práticas pedagógicas instituintes para a qualidade da educação municipal, para professores e gestores municipais de Tutóia (MA).
Professores e gestores municipais da Educação assistiram ao módulo Capacitação de Conselheiros e Fortalecimento da Estrutura e Funcionamento do Conselho Municipal de Educação: Elaboração e Implementação do Novo Calendário Escolar 2020, ministrado pelo professor Emerson Araújo.
A abertura contou com a promotora da Educação, Sandra Pontes, o diretor da Escola de Formação de Governantes, Raimundo Palhano, o secretário de Educação de Tutóia, Joseildon Sousa, e o diretor do Núcleo de Apoio Científico e Tecnológico (Nacitec) da FSADU, Ivaldo Vidigal.
“É uma satisfação participar deste momento, pois é importantíssimo criarmos círculos virtuais para ouvirmos a história da dor dos outros. É preciso estabelecermos conexões com valores”, iniciou a promotora Sandra Pontes. “Na Educação, não podemos ficar parados, temos que buscar nossos alunos. Não podemos apenas deixá-los em casa sem fortalecer vínculos. Precisamos prepará-los para o retorno às aulas com segurança, com planejamento. Não voltaremos às atividades da mesma forma que estávamos antes desta pandemia. Por isso, manifesto minha satisfação por esta importante iniciativa”, finalizou a promotora.
O diretor da EFGMA, Raimundo Palhano, disse que “não é possível pensar em Educação sem a participação dos gestores para a construção de uma nova política pública educacional, objetivo desta formação”.
Reconhecendo o esforço dos envolvidos para que o curso, inicialmente previsto para ser realizado de forma presencial, fosse realizado via online, Palhano ressaltou que “a competência da Fundação Sousândrade foi decisiva para esta aula a distância”.
Agradeceu a todos os presentes, em especial à promotora Sandra Pontes, citando o histórico de 20 anos liderando movimentos a favor do desenvolvimento e da qualidade da educação pública municipal. “Ela sempre nos apoiou e, mais uma vez, está apoiando na realização de formação nos dois municípios que saíram na frente e aderiram ao Programa de Práticas Instituintes – Bernardo do Mearim e Tutoia”, ressaltou ele.
Em nome da diretora-presidente da FSADU, Evangelina Noronha, que não pôde participar da abertura, o diretor do Nacitec, Ivaldo Vidigal, agradeceu o apoio da promotora Sandra Pontes, aos envolvidos na Fundação para que o sistema pudesse entregar o conteúdo aos alunos, e à Prefeitura de Tutóia. “Em especial, parabenizo o prefeito de Tutoia, Romildo Soares, e o secretário de Educação, Joseildon de Sousa, por continuarem o projeto desenhado pelo professor Raimundo Palhano a favor da educação, e reitero que a Fundação Sousândrade está à disposição do município, disse o diretor.
“Encaramos este projeto como desafio, mas inovador. Hoje somos estudantes, mas voltaremos a ser professores. Só temos a agradecer pela parceria”, disse o secretário Joseildon de Sousa.
O professor Emerson de Araújo iniciou a aula explicando a importância do Conselho Municipal de Educação. “O Conselho Municipal é mediador entre a sociedade e o Poder Executivo nos municípios. Os conselheiros são peças fundamentais no sistema de Educação”, destacou ele.
Sem desconsiderar o momento atual da pandemia pela Covid-19, o professor transmitiu mensagem positiva aos alunos. “O nosso olhar será diferente a respeito da vida. Escola e gestão da Educação não serão as mesmas. Acredito que seremos melhores”, disse, apresentando trechos do livro “Pedagogia do olhar”, do pedagogo Rubem Alves .
Todo o conteúdo apresentado na aula online ficará à disposição dos alunos. O programador responsável pelo desenvolvimento do sistema da Educação a Distância na FSADU, João Victor da Costa, orienta que os alunos poderão acessar todo o material didático de suporte, bem como a gravação da videoconferência. “Fizemos a integração da plataforma de videoconferência com o ambiente virtual de aprendizagem, pois o objetivo da Fundação Sousândrade é que o projeto seja executado da melhor forma possível, considerando as oscilações de conexão via internet, a fim de alcançar o maior número de professores”, explicou.