Como parte do Complexo Cultural da REFFSA o Museu Portuário do Maranhão é um museu tecnológico, que conta com um aquário digital, totem com jogos diversos, tvs com vídeos e imagens dos temas abordados e maquetes dos navios e algumas embarcações importantes da nossa região. A obra final do Museu foi inaugurada recentemente com patrocínio da Empresa Maranhense de Administração Portuária (EMAP) e apoio da Fundação Sousândrade de Apoio ao Desenvolvimento da UFMA.
O museu serve como espaço de preservação da memória e contribui para ampliar a leitura e a compreensão do patrimônio cultural. Este espaço museal – Do Trilho ao Mar: Museu Ferroviário e Museu Portuário – oportuniza ao visitante conhecer a trajetória das Estradas de Ferro do Maranhão e a história portuária da cidade de São Luís, que tem essa vocação desde sua fundação em 1612. Aqui, a história está representada por imagens, textos, objetos e maquetes que evidenciam saberes e valores sociais.
De acordo com Ted Lago, presidente da EMAP/Porto do Itaqui “São Luís é uma cidade portuária e os portos têm um papel fundamental no seu desenvolvimento, desde o início até o tempo presente. O Museu Ferroviário Portuário vem justamente fazer o registro dessa história para que essa e as próximas gerações conheçam e valorizem a trajetória do setor portuário no Maranhão.”