A Fundação Sousândrade (FSADU) participou, com outras doze fundações de apoio do Nordeste, de um encontro promovido pelo Conselho Nacional das Fundações de Apoio às Instituições de Ensino Superior e de Pesquisa Científica e Tecnológica (CONFIES). O encontro foi realizado no último dia 5, liderado pelo presidente do Confies, Fernando Peregrino, no auditório da Fundação de apoio à pesquisa da Universidade Federal de Pernambuco (FADE). Na pauta, as ações atuais, como as que envolvem o programa Future-se, do Governo Federal, e as expectativas para 2020.
A coordenadora técnica da FSADU, Joanilda Martins, participou do evento que, segundo ela, agregou conhecimentos para a gestão de projetos. “Entre os temas interessantes, tratamos dos indicadores de avaliação e do tema que deveria interessar, atualmente, a todo o Brasil, que é o Future-se, uma vez que interfere diretamente no desenvolvimento de pesquisas científicas”, avalia a coordenadora.
Também foram debatidas alterações na Lei 8958/94, que dispõe sobre as relações entre as instituições federais de ensino superior e de pesquisa científica e tecnológica e as fundações de apoio, bem como sobre as agências financeiras oficiais de fomento e empresas públicas e sociedades de economia mista com as fundações.