Na última semana aconteceu a 45° edição do maior e mais antigo festival de cinema do Maranhão, o Festival Guarnicê. O festival contou com cerca de 300 exibições em mostras competitivas, paralelas e especiais, com a participação de realizadores de todo o país, além de produtores ibero-americanos e de países de língua portuguesa e três categorias exclusivas para produtores maranhenses: videoclipe, reportagem audiovisual e filme publicitário.
A abertura do Festival Guarnicê de Cinema foi realizada no Teatro Napoleão Ewerton – SESC e contou com a presença de autoridades da UFMA e grandes nomes do audiovisual. Registramos também a presença da Professora Mestra Evangelina Noronha, Presidente da Fundação Sousândrade de Apoio ao Desenvolvimento da UFMA, instituição que prestou apoio ao evento.
O filme “Marte Um’’, representante do Brasil no Oscar, foi escolhido para abrir o festival e contou com a presença do ator Carlos Francisco, um dos protagonistas da obra. O longa dirigido por Gabriel Martins e produzido pela Filmes de Plástico possui classificação indicativa de 16 anos e teve uma única exibição no Guarnicê, exclusivamente presencial.
Durante toda a semana de evento foram exibidos videoclipes e filmes de longa e curta-metragem, nacionais e maranhenses. O festival dividiu as suas exibições entre o Teatro Napoleão Ewerton (com mostras paralelas e sessões da mostra Faz Todo Sentido, voltada para pessoas com deficiência), o Cineteatro Aldo Leite e o Teatro João do Vale, com mostras especiais e competitivas.