A Fundação Sousândrade de Apoio ao Desenvolvimento da UFMA realizou uma reunião de trabalho na Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL) para a assinatura do Termo de Parceria e Cooperação entre as instituições, com a finalidade de estabelecer condições pelas quais a UEMASUL e a FSADU reunirão esforços, recursos e competência para a realização conjunta de atividades, programas e projetos, desenvolvendo atividades de pesquisa, ensino, extensão e desenvolvimento institucional.
Durante a reunião de cooperação estiveram presentes a Presidente da FSADU, Professora Mestra Evangelina Noronha, a Reitora da UEMASUL, Luciléa Ferreira Lopes Gonçalves, a Pró-reitora de Gestão e Sustentabilidade Acadêmica da UEMASUL, Professora. Márcia Suany Dias Cavalcante, o Prof. Dr. Allison Bezerra Oliveira, Pró-Reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação da UEMASUL, Ivaldo Vidigal, Coordenador Técnico e Científico da FSADU, o Consultor da FSADU, Professor Dr. Hênio Henrique Aragão Rêgo e o Assessor Jurídico da FSADU, Danielton Marquinho Silva.
Também foram alinhados assuntos relacionados ao Programa Caminhos do Sertão com a Coordenadora do Programa, Professora Diana Barreto Costa.
O Programa Caminhos do Sertão oferta novas vagas para os cursos de licenciatura: Letras Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa, Pedagogia, Ciências Biológicas, Geografia e Matemática, proporcionando oportunidades de acesso ao ensino superior aos egressos do ensino médio e aos professores em exercício nas escolas públicas e municipais sem formação adequada, para o exercício da docência na Educação Básica impulsionando a formação de professores reflexivos e atuantes na sociedade.
A área de abrangência do Programa inclui, ao todo, 22 municípios da Região Tocantina. Além das cidades-polo, compõem as unidades avançadas as cidades de Buritirana, Sítio Novo, João Lisboa, Montes Altos, Senador La Roque, Açailândia, Estreito, Campestre do Maranhão, Davinópolis, Governador Edison Lobão, Lajeado Novo, Ribamar Fiquene, São João do Paraíso, Cidelândia, São Francisco do Brejão e São Pedro da Água Branca.