A FSADU esteve presente no dia 16/06 na inauguração da Microrrede de Energia Elétrica Inteligente na base do Centro de lançamento de Alcântara, CLA. A instalação conta com uma usina solar de 1,25 MWp (2.880 placas solares) em uma área de 1,65 hectares para a produção de energia limpa. Conta também com um sistema de armazenamento de energia com baterias de íon-lítion de 1 MW / 1 MWh, além de um sistema de gerenciamento de energia capaz de controlar as operações da microrrede, tanto em período de campanha de lançamento (off-grid), assim como em operação normal (on-grid), preservando a vida útil dos componentes da microrrede. Joanilda Martins Rocha, coordenara de projetos da Fundação Sousândrade diz que essa Microrrede de Energia Inteligente é a junção de diferentes fontes de energia e sistema de armazenamento e da energia fornecida pela Equatorial permitindo assim a segurança, resiliência e confiabilidade no fornecimento de energia, pois se um sistema falhar, o outro pode dar o suporte. O papel da Fundação Sousândrade nesse projeto é viabilizá-lo. Ela recebe os recursos e adquire o equipamento que o professor precisa para que o projeto seja executado.
Entrevista com o Prof. Dr. Luiz Ribeiro do Institute of Electric Energy da UFMA
FSADU – O que é a Microrrede de Energia Inteligente e qual a importância da FSADU e da UFMA na viabilização desse projeto?
Prof. Luiz Ribeiro – Uma microrrede é um grupo interconectado de cargas e fontes de energia distribuídas, dentro de um limite elétrico claramente definido e que atua como um sistema único controlável em relação à rede da concessionária. São concebidas no intuito de melhorar a qualidade de energia, a eficiência, a resiliência fornecida às cargas nos locais onde são instaladas. Esses sistemas utilizam infraestrutura avançada de monitoramento e controle, juntamente com recursos de energia distribuídos, para gerenciar com eficiência a energia.
O papel da UFMA neste projeto foi na concepção, projeto, especificação de equipamentos, desenvolvimento, instalação e na pesquisa e desenvolvimento do sistema de gerenciamento de energia.
FSADU – Professor Luiz Antônio, qual é a amplitude da viabilização desse projeto de Microrrede de Energia Inteligente?
Prof. Luiz Ribeiro – Para o CLA o projeto traz como principais vantagens a melhoria na qualidade de energia, o que se reflete em uma maior confiabilidade nas campanhas de lançamento de foguete. Além disso, a economia da energia consumida é de aproximadamente 45%. Isso se reflete numa menor emissão de CO2 visto que grande parte da energia gerada vem de uma fonte limpa.
Por se tratar da 1ª microrrede crítica desenvolvida no Brasil, este é um marco importante para a UFMA e para o Maranhão, nos colocando como pioneiros no desenvolvimento e pesquisa deste tipo de sistema no Brasil.
FSADU – Quais são os benefícios desse projeto para a sociedade maranhense e para o Brasil?
Prof. Luiz Ribeiro – A microrrede CLA é pioneira no que diz respeito a um sistema elétrico autônomo com capacidade de prover alta resiliência elétrica e de conectar-se com a rede elétrica da distribuidora de energia, provendo serviços de suporte à rede.
Esta microrrede constitui um projeto piloto com também tem o potencial de contribuir para servir como business case para o desenvolvimento de outros projetos similares para atendimento a aplicações de infraestrutura crítica do estado e do país, atendendo não somente a objetivos de resiliência energética mas também econômicos e ambientais.
A presença da microrrede do CLA também pode contribuir para a capacitação de engenheiros do estado e do quadro da força aérea brasileira no que diz respeito aos sistemas de geração baseados em energias renováveis.
O principal legado para a sociedade maranhense e, por extensão, para o Brasil, foi a formação de pessoal, tendo em vista que foram qualificados estudantes, engenheiros e pesquisadores maranhenses, que passaram a dominar a tecnologia de microrredes críticas, ficando aptos a replicarem essa tecnologia em outros projetos dessa natureza.