Projeto Nanossatélite ALDEBARAN I
A Universidade Federal do Maranhão, UFMA, através da Fundação Sousândrade vem utilizando recursos descentralizados pela Agência Espacial Brasileira, para o projeto, desenvolvimento e fabricação de um nanossatélite no modelo de um CubeSat do tipo 1U. É um modelo de voo que se encontra em fase de conclusão e que, além da capacitação proporcionada aos seus professores e estudantes envolvidos, possibilitou à Universidade instalar o seu primeiro laboratório voltado para a área de sistemas espaciais. Assim, a UFMA busca se inserir no contexto das prerrogativas previstas no Programa Nacional de Atividades Espaciais, PNAE, buscando oferecer uma infraestrutura apropriada para disponibilizar para a sociedade o acesso às tecnologias espaciais. O objetivo do projeto é testar, lançar e operar um nanossatélite, denominado ALDEBARAN I, para localizar embarcações artesanais perdidas ou em naufrágio na região costeira maranhense. Os resultados de telemetria obtidos pela triangulação localizador-EDC-Estação de radioamador irão corroborar para o histórico de voo de um produto nacional desenvolvido pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, INPE. E, ainda, a obtenção de localizadores para salvamento de baixo custo em relação aos que se apresentam no mercado poderá ser inserido como produto em um modelo de negócio repetível e escalável (startup), pois este produto estará em um nível de maturidade tecnológica (TRL) entre 7 e 8.
Projeto EOSOLAR: Avaliação dos Efeitos Micrometeorológicos em Diferentes Escalas Temporais e Espaciais no Planejamento e Operação de Parques Eólicos e Fotovoltaicos na Região Equatorial
Financiado pela Equatorial Energia e Gera Maranhão, o projeto EOSOLAR propõe investigar os efeitos provenientes das variações temporais das fontes renováveis eólica e solar na geração de energia elétrica. Esta investigação é importante por possibilitar aperfeiçoamento de modelos de previsão do comportamento destas fontes, minimizando possíveis problemas na operação dos sistemas elétricos e na operação dos mercados de energia, permitindo maior acurácia nas previsões e uma maior segurança energética. No âmbito do EOSOLAR também será produzido a Plataforma Interativa de Energias Renováveis do Maranhão, PIER-MA: um atlas online de energia solar e eólica que traz dados de disponibilidade energética para todo o estado do Maranhão, com informações muito importantes para investidores, setor público e sociedade em geral. Estes produtos em desenvolvimento comprovam a importância da execução do EOSOLAR e seu potencial impacto na sociedade. O EOSOLAR tem um cronograma de execução atualmente em estágio avançado, sendo que a etapa de medição de dados em campo já está concluída e a plataforma PIER-MA já está em fase final de desenvolvimento. Para as atividades de campo foram utilizados sensores remotos de última geração que são o futuro da indústria de energia eólica e solar, comprovando que este projeto está em conformidade com o que há de mais moderno nesta indústria.
Programa de Inovação e Capacitação em Preceptoria em Saúde
O Programa de Inovação e Capacitação em Preceptoria em Saúde financiado pelo Ministério da Saúde com o apoio administrativo e financeiro da FSADU visa qualificar os profissionais da saúde usando o sistema EAD por meio do DTED-UFMA, Diretoria de Tecnologias na Educação da Universidade Federal do Maranhão. Segundo o projeto, a preceptoria tem capacidade pedagógica-política de mobilizar e reconfigurar práticas educativas e de cuidado. O trabalho do preceptor se enquadra nos distintos níveis de formação, tanto na graduação quanto na pós-graduação, sem menosprezar também o papel político desse preceptor, uma vez que a partir da Constituição Federal de 1988 a formação de recursos na área da saúde é uma responsabilidade do Sistema único de Saúde. O objetivo do projeto é desenvolver soluções educacionais com o intuito de promover um programa de aperfeiçoamento destinado a preceptores em saúde que atuam na graduação; internato médico e residência em saúde; e profissionais em geral com interesse na temática do programa, que são definidas com as equipes técnicas do Ministério da Educação.