A Fundação Sousândrade (FSADU) fará 36 anos neste sábado. Foi implantada no dia 02 de junho de 1982, em São Luís (MA), por um grupo de cem instituidores coordenados pelo então reitor da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), José Maria Cabral Marques. O objetivo era atender as demandas da UFMA, principalmente ao apoio nas atividades de pesquisa, ensino e extensão.
“Era um grupo de professores com o mesmo propósito, o de concretizar projetos das mais diversas áreas, e, para isso acontecer, todos colaboraram financeiramente, com recursos próprios ”, lembra a diretora-presidente da FSADU, Evangelina Noronha, que fez parte do grupo dos 100, e que à época era professora de Pedagogia da UFMA.
O tempo passou, a Fundação conquistou o respeito da comunidade acadêmica e hoje firma parcerias não só com a UFMA, mas também com outras instituições públicas, além das iniciativas privadas.
Nesta semana, em que a Fundação Sousândrade completa 36 anos de atuação com uma equipe de cerca de 550 funcionários, a diretora-presidente Evangelina Noronha, falou sobre os marcos dos últimos anos e os novos projetos.
Qual a análise que a sra. faz sobre a Fundação nestes 36 anos?
Evangelina Noronha– Antes de tudo, gostaria de agradecer às nossas parcerias na gestão de projetos, como a UFMA, à qual apoiamos, os órgãos do Governo do Estado do Maranhão, como Secretarias da Educação- SEEDUC, da Ciência, Tecnologia e Inovação- SECTI, do Desenvolvimento Social- SEDES, da Saúde- SES, do Trabalho e Economia Solidária- SETRES, o Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia- IEMA, a Prefeitura de Imperatriz, bem como a Escola Técnica do SUS, a Universidade Estadual da região Tocantina do Maranhão- UEMASUL, Cemar, Ordem dos Advogados do Brasil- OAB, os Conselhos Regionais de Farmácia- CRF e de Medicina-CRM, Instituto Laboro, entre outras parcerias na área privada.
A Fundação Sousândrade tem avançado cada vez mais nestes 36 anos, sempre buscando saltos de qualidade. Ela vem acompanhando a evolução do tempo. Hoje, estamos pensando na realidade econômica, social e na educação do Maranhão, do Brasil.
“Estamos pensando na realidade econômica, social e
na educação do Maranhão, do Brasil”
Quais os marcos dos últimos anos?
Entre os destaques, podemos citar a implantação da Revista Científica e Tecnológica, cuja edição deste ano será lançada em julho, que contempla artigos de alunos da UFMA, dos nossos cursos de especialização e de professores de diversas instituições de ensino. A revista foi algo que contribuiu para a produção científica na Fundação Sousândrade.
Destaco também os cursos de especialização conducentes ao Mestrado, pois atendemos profissionais de várias áreas, como Direito, Educação, Administração, Engenharia, professores graduados que ainda não tinham tido a oportunidade de cursar um Mestrado. Por meio da parceria com o Instituto Universitário Atlântico (IUA). O aluno participa conosco da especialização e depois é conduzido pelo IUA ao Mestrado em Portugal.
“O aluno participa conosco da especialização e
depois é conduzido pelo IUA ao Mestrado em Portugal”
Em 2017, a FSADU foi homenageada em Brasília, junto com a UFMA, pelos cursos oferecidos na área de gestão pública municipal, em parceria com a União Nacional dos Ex-Prefeitos e Prefeitos do Brasil. A Educação a Distância é uma das prioridades da FSADU?
Sem dúvida, um dos avanços da Fundação Sousândrade é a Educação a Distância, pois facilita demais a vida de muita gente que não tem como deslocar-se para fazer determinados cursos. Ele faz seu curso em casa, no seu tempo, no seu limite de aprendizagem. Gostaríamos de implementar a EaD cada vez mais na Fundação.
“Gostaríamos de implementar a EaD cada vez mais na Fundação”
O programa social implantado na Fundação em 2016 é um marco?
O Programa de Atenção Social Sousândrade (PASS) é um grande avanço! Atendemos crianças e adolescentes em diversos cursos gratuitos, e damos oportunidade para que os alunos da UFMA e de outras instituições de ensino possam colaborar com o programa ministrando aulas em cursos de alfabetização, inglês, espanhol, informática, canto coral, teatro e dança.
Fundador da FSADU, professor Cabral Marques (de óculos), na inauguração do PASS, em 2016
Existe algum projeto a ser implantado ainda em 2018?
Estamos na fase de elaboração de uma proposta, ainda em análise, da implantação de um instituto. Seria o Instituto Sousândrade de Ensino e Gestão Educacional. O conselho curador da Fundação aprovou o Projeto de Desenvolvimento Institucional (PDI) do instituto, considerando uma ferramenta inteligente para o futuro da Fundação Sousândrade. E eu gostaria de agradecer a todas as pessoas que estão contribuindo com essa visão ampla da Fundação, pois, como diz Platão, sempre atual, o homem precisa do conhecimento para sair do túnel.
O que a sra. gostaria de dizer a todos os que fazem a Fundação Sousândrade?
Eu gostaria de agradecer a todos os colaboradores, funcionários da FSADU, e, em especial, à Rádio Universidade FM, que divulga nossas ações, por meio do Programa Qualificar, veiculado quinzenalmente (segunda-feira, 17h50), e que faz um programa social fantástico, levando informação e conhecimento ao povo carente deste Brasil.