Os inscritos no Programa de Inclusão Sócio Produtiva “Mais Renda” em São Luís assistiram hoje (06), no Palácio Henrique de La Rocque, à aula inaugural da segunda fase do projeto na capital. A solenidade foi conduzida pelo secretário de Estado do Desenvolvimento Social (Sedes), Neto Evangelista, representando o governador Flávio Dino, e pelo coordenador do Programa, Fábio Corrêa. A Fundação Sousândrade (FSADU) é a responsável pelo gerenciamento e apoio técnico da capacitação dos 270 alunos.
O Programa “Mais Renda” é idealizado pela Sedes com objetivo de favorecer a inclusão socioprodutiva, pelo trabalho, de famílias em situação de vulnerabilidade e risco social, por meio da capacitação e doação de equipamentos.
A Fundação Sousândrade foi contratada para desenvolver toda a capacitação, que envolve segurança alimentar, empreendedorismo e gerenciamento de negócios. Ao final do treinamento, os alunos capacitados receberão kit de negócios, como o kit de alimentação, composto por carrinhos, distribuídos de acordo com a vocação de cada beneficiário, adequados à venda de churrasco, cachorro-quente, salgados, tapioca, fritadeiras ou chapas a gás. Eles receberão, também, fardamento oficial do programa.
O secretário da Sedes, Neto Evangelista, disse para os alunos aproveitarem ao máximo a capacitação. “O objetivo é que vocês cresçam cada vez mais”. O coordenador Fábio Corrêa ressaltou: “Os treinamentos têm um tempo de vida útil, mas o conhecimento que vocês adquirirem será para a vida toda”.
Um exemplo de quem soube aproveitar a oportunidade é Rosemilda dos Santos . Ela participou da primeira fase do projeto e foi ao evento compartilhar sua experiência. “Ano passado, eu estava desempregada e vendia bolos na porta de casa. Hoje, por causa do “Mais Renda”, estou dando oportunidade de trabalho para três pessoas da minha família e vou comprar meu primeiro carro”, contou ela, que vende cerca de 100 hambúrgueres por dia, além de cachorro-quente e batata-frita.
O diferencial deste projeto é que o trabalhador recebe acompanhamento durante um ano nas áreas jurídica e contábil. A equipe técnica da FSADU elaborou um Plano de Negócios para que os alunos realizem a medição das vendas todos os meses, identificando possíveis erros e acertando o caminho.