Foi assinado na última sexta (25) o termo de posse dos membros do Conselho Consultivo da Fundação Sousândrade (FSADU) para o mandato de 04 de fevereiro deste ano a 03 de fevereiro de 2023. A nova composição passa a ser formada por Aymoré de Castro Alvim, Jhonatan Almada, Lélia Moraes, Lindalva Maciel e Solange Buzar.
Formado por instituidores e/ou colaboradores, o Conselho Consultivo recebe todas as proposições relacionadas à gestão da Fundação para analisá-las antes de serem encaminhadas aos demais Conselhos – Curador e Fiscal.
Da gestão anterior, permanecem Aymoré Alvim e Lindalva Maciel. “Enquanto a vida me permitir, eu estarei aqui com vocês”, disse o conselheiro Aymoré Alvim.
As conselheiras Diomar Motta e Jandyra Barros encerraram seus mandatos e receberam certificado de reconhecimento pela colaboração à Fundação Sousândrade. “Mas espero que continuem colaborando conosco”, sugeriu a diretora-presidente da FSADU, Evangelina Noronha, após destacar a importância dos três Conselhos- Curador, Consultivo e Fiscal.
A presidente do Conselho Curador, Maria Alice Melo, presidiu a cerimônia e enalteceu a dedicação das conselheiras que encerravam sua gestão, ressaltando que este ano a Fundação completará 37 anos de implantação.
A superintendente Luciana Cordeiro pediu a palavra para destacar o cuidado da conselheira Diomar Motta na produção dos relatórios de gestão. “Se tivemos relatórios tão bem produzidos, devemos muito à contribuição dela, por sua atenção aos detalhes”, disse a superintendente. “Em retribuição, Diomar Motta disse que “foi um período rico de aprendizados na Fundação, sempre com o mesmo entusiasmo e sempre inovando”.
Os conselheiros seguiram homenageando as professoras. “Fui aluna da Diomar e nunca esqueci de suas palavras de incentivo para que eu fizesse o Mestrado. Se hoje sou doutora, devo muito a ela”, lembrou Veraluce Lima. “Quando fiz concurso para a UFMA foi à biblioteca da Diomar que recorri. Ela doa conhecimentos”, disse a vice-presidente do Conselho, Roseli Ramos.
Gratidão e dedicação foram as palavras mais citadas no evento. O conselheiro Davi Telles destacou a parceria da Fundação desde quando ele era presidente da Caema (Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão). “A Fundação sempre foi atuante, parceira de várias instituições. Hoje, à frente da SECTI (Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação), posso afirmar que é a ferramenta prática de gestão mais eficiente da Secretaria”.
O conselheiro Jhonatan Almada destacou a importância da Fundação para o desenvolvimento da UFMA e de outras instituições do Maranhão. “Sou muito grato a todos os colegas do Conselho e quero ressaltar minha admiração ao ver que a Fundação está sempre expandindo com Educação a distância, Revista Científica, cursos de extensão, parceria nos cursos de Mestrado e Doutorado, apoiando projetos de publicação de livros e com outros projetos a realizar”.
Já o conselheiro Paulo Pellegrini, coordenador de Núcleos da Rádio Universidade FM, meio pelo qual a FSADU veicula o programa Qualificar quinzenalmente, agradeceu a confiança e reforçou a disponibilidade da rádio. “Nosso alcance está ainda maior, por meios dos aplicativos de celular e redes sociais. Estamos de portas abertas para divulgar os projetos da Fundação”.
MAIS REGISTROS DO EVENTO