Ano passado, as mulheres da Fundação Sousândrade (FSADU) abraçaram a campanha Outubro Rosa e doaram mechas de cabelos para a Fundação Antonio Dino, mantenedora do Hospital Aldenora Bello, referência no Maranhão em tratamento de câncer.
Este ano, a parceria é para apoiar o hospital na aquisição de próteses mamárias. Quem puder colaborar, a Fundação Antonio Dino está vendendo camisas, cadernetas, canetas e outros produtos, a fim de investir o valor arrecadado na compra das próteses.
Os produtos podem ser adquiridos na Fundação Antonio Dino e no quiosque Espaço Rosa, no Shopping da Ilha (em frente à loja C&A).
SOBRE O CÂNCER*– O câncer de mama é o segundo tipo de câncer mais comum no mundo e o frequente entre as mulheres. É uma doença causada pela multiplicação de células anormais da mama, que formam um tumor. Há vários tipos de câncer de mama. Alguns tipos têm desenvolvimento rápido enquanto outros são mais lentos. Para o Brasil, estimam-se 59.700 casos novos de câncer de mama, para cada ano do biênio 2018-2019.
Existe tratamento para câncer de mama, e o Ministério da Saúde oferece atendimento por meio do Sistema Único de Saúde, o SUS.
COMO PREVENIR
Cerca de 30% dos casos de câncer de mama podem ser evitados com a adoção de hábitos saudáveis como:
- Praticar atividade física regularmente;
- Alimentar-se de forma saudável;
- Manter o peso corporal adequado;
- Evitar o consumo de bebidas alcoólicas;
- Amamentar
DETECÇÃO PRECOCE
O câncer de mama pode ser detectado em fases iniciais, em grande parte dos casos, aumentando assim as chances de tratamento e cura. Todas as mulheres, independentemente da idade, podem conhecer seu corpo para saber o que é e o que não é normal em suas mamas. A maior parte dos cânceres de mama é descoberta pelas próprias mulheres.
Além de estar atenta ao próprio corpo, também é recomendado que mulheres de 50 a 69 anos façam uma mamografia de rastreamento (quando não há sinais nem sintomas) a cada dois anos. Esse exame pode ajudar a identificar o câncer antes do surgimento dos sintomas.
Mamografia é uma radiografia das mamas feita por um equipamento de raios X chamado mamógrafo, capaz de identificar alterações suspeitas.
Mulheres com risco elevado para câncer de mama devem conversar com seu médico para avaliação do risco para decidir a conduta a ser adotada.
*Fonte: Instituto Nacional de Câncer
CAMPANHA DE 2017 DA FUNDAÇÃO SOUSÂNDRADE