O Centro Educacional Deus Criou, no Anjo da Guarda, que acolhe 75 crianças entre dois e oito anos de idade, recebeu nesta segunda, 21, as doações arrecadadas na Live Devotos de São João, realizada no último dia 6. Foram entregues 414 cestas básicas doadas pelas empresas RB Sol e Cimento Bravo, mais material de construção no valor de R$ 5 mil pela Potiguar.
O projeto é do fotógrafo Meireles Jr., com patrocínio da Vale, realização da Fundação Sousândrade e apoio do Grupo Mirante, por meio do projeto Gratitude que também arrecadou R$ 2.093,00 em dinheiro, a serem investidos na mão de obra para a reforma da creche.
A creche funciona há 36 anos e sobrevive somente por doações. Foi fundada por Terezinha Martins, que aos 85 anos de idade continua à frente da escola, ao lado da filha Rosilete Martins.
“Isso aqui é minha vida, e hoje é um dia muito feliz para nós”, disse a fundadora, ao apresentar aos doadores as dependências da creche: salas de aula, refeitório, cozinha, banheiros, escritório e sala de balé. “Aqui, as crianças recebem aulas por pedagogas, alimentação (lanche e almoço) e lazer”, complementa Rosilete Martins sobre a rotina diária das crianças, das 7h30 às 17h.
O PROJETO- A doação dos alimentos e recursos arrecadados na live fez parte do projeto que também teve o objetivo de apoiar financeiramente 31 grupos folclóricos do Maranhão, como bumba-meu-boi de sotaque costa de mão, em vias de extinção. Por conta da pandemia do novo coronavírus, não houve as apresentações folclóricas em junho, como acontece todos os anos na capital, São Luís, provocando dificuldades financeiras aos grupos.
A Relações Institucionais da Vale, Vanessa Tavares, disse que o público-alvo deste projeto foi fundamental para que fosse considerado o patrocínio. “Geralmente, a empresa atua beneficiando o segmento, um grupo, para que haja um benefício maior, e vimos neste projeto a possiblidade de contribuir com creche e grupos culturais que estavam sem apoio devido à pandemia. Hoje, é a coroação da união de esforços”, avaliou.
A coordenadora de Projetos Especiais da Fundação Sousândrade, Janilda Junqueira, acompanhou os quatro meses do desenvolvimento do projeto e disse que o resultado foi positivo. “A Sousândrade sente-se orgulhosa em realizar um projeto de tamanha relevância social como o Devotos de São João. Recebemos belíssimos depoimentos dos representantes dos grupos culturais pelo acolhimento do projeto e patrocínio da Vale que, num gesto de solidariedade, tornou possível a realização deste grande evento”, disse a coordenadora.
Para apoiar a causa, 37 artistas renomados do Maranhão, como Alcione e Zeca Baleiro, participaram da live de forma voluntária. “Preciso agradecer a todos os artistas, para não ser injusto com nenhum, pois todos foram importantes para o sucesso da live. Quero agradecer também à patrocinadora Vale, por confiar no objetivo do projeto, e à Fundação Sousândrade que nos ajudou muito para entregar a documentação correta para viabilizar o patrocínio. Foram quatro meses para ajustes de documentação, além de captação de imagens internas e externas, com o cumprimento das orientações sanitárias. Muito trabalho, mas muita colaboração também”, ressaltou Meireles, destacando, ainda, a parceria da TV Mirante, pela divulgação e veiculação de quatro horas da live pelo canal do Imirante no YouTube. “Este trabalho veio coroar uma junção de forças, pois sozinho a gente não consegue nada”, afirmou.
Clique abaixo para assistir à live na íntegra