FSADU amplia o PASS com o Projeto Expressar
Nos últimos anos, a FSADU tem se preocupado em garantir a manutenção e continuidade de projetos comprometidos com as comunidades menos favorecidas, principalmente no centro da cidade de São Luís e bairros adjacentes, por meio do Programa de Atenção Social Sousândrade, PASS.
Situado na rua de Santaninha, nº 194, o PASS, que atua desde 2016, é destinado ao desenvolvimento de ações socioeducativas, culturais e profissionalizantes, dirigidas a comunidades menos assistidas pelas políticas públicas, nas faixas etárias da infância, adolescência e juventude. Doravante, o PASS abriga o Projeto Expressar, que fortalecerá as ações já desenvolvidas pelo PASS.
O Projeto Expressar vai atuar no campo do desenvolvimento das linguagens, visto que, o Estado do Maranhão possui 823 mil pessoas, na faixa etária de 15 anos ou mais, analfabetas, conforme dados da Pnad, Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios, de 2019, o que equivale a uma taxa de 15% da população. A principal questão social a ser trabalhada é o desenvolvimento da competência comunicativa de crianças, adolescentes e jovens, fortalecendo a participação desse público nas diferentes esferas sociais e sua inserção no mundo do trabalho.
Para a construção do Projeto Expressar, a comunidade participou ativamente na definição das suas ações por meio de visitas técnicas efetuadas nas escolas do ensino fundamental da Rede Pública Municipal de São Luís, do Núcleo Centro, e de entrevistas com as famílias em situação de vulnerabilidade social.
Assim, nestes 41 anos de existência, a FSADU tem tido como missão prioritária apoiar as ações programáticas e de execução operacional, responsáveis pela afirmação social da UFMA e de outros parceiros favorecendo o gerenciamento e execução de estudos, projetos e pesquisas em favor do desenvolvimento da sociedade maranhense e brasileira.
Dessa forma e em conformidade com os seus objetivos, a Fundação Sousândrade traz na sua Missão “o desenvolvimento da sociedade” e nos seus Valores, “a responsabilidade social”. Por isso, o capítulo II, Art. 3º do seu Estatuto diz que a FSADU tem como objetivo desenvolver, executar e/ou apoiar ações, projetos e/ou programas de interesse público, nas áreas de educação, saúde, voluntariado, responsabilidade social, assistência social, segurança alimentar e nutricional, administração, meio ambiente, comunicação, ciência e tecnologia, economia solidária, desenvolvimento rural, planejamento, desporto e direitos humanos.
O Projeto Expressar organiza-se, portanto, em torno de duas grandes ações ligadas ao desenvolvimento da competência comunicativa: “apropriação da linguagem escrita” com alunos dos anos iniciais do ensino fundamental, e “aprendizagem das linguagens de artes – cênicas, canto coral e dança – e língua inglesa, linguagem financeira e tecnológica” necessárias à participação na sociedade e no mundo do trabalho.