A Fundação Sousândrade (FSADU) participou da organização da Semana Estadual de Economia Solidária no Maranhão, realizada de 11 a 15 de dezembro, e, segundo a secretária adjunta da Secretaria do Trabalho e Economia Solidária (SETRES), Nilce Cardoso, o evento fortaleceu as ações executadas em 2018. “Trabalhamos as perspectivas das ações integradas que demandam a efetivação da economia solidária- trocas de saberes, processo de formação, produção e comercialização dos produtos”, disse ela.
Com o tema Economia Solidária como Convergência para o Desenvolvimento Local, a Semana foi marcada por uma programação mista que proporcionou novas oportunidades de fortalecimento dos empreendimentos econômicos solidários no Estado.
Um dos pontos altos do evento foi a palestra do representante da Organização das Nações Unidas (ONU), Leandro Morais, do Força Tarefa das Nações Unidas em Economia Social e Solidária. Ele falou sobre os desafios e debilidades no processo de implementação das políticas públicas de desenvolvimento da econômica solidária no âmbito nacional.
“O Maranhão tem artesanato, cultura, gastronomia, história, arquitetura, tudo isso é parte deste complexo universo da economia solidária com grande potencialidade”, analisou. “Trouxemos informações para colaborar com o processo de construção e manutenção da Economia Solidária no Maranhão, assim também como absorver as experiências positivas daqui do Estado”.
Outra ação que gerou interesse foi a oficina de Microcrédito Produtivo Orientado, ministrada pela Assessora de Planejamento da Setres, Joilene Pereira e o gerente estadual do AgroAmigo do Banco do Nordeste, Leonardo Soares. Na oportunidade os produtores tiveram acesso a uma linha de credito especial, com orientações e formação específica para fortalecimento e crescimento de seus empreendimentos.
Para quem quiser conhecer mais os trabalhos de Economia Solidária do Maranhão, o Centro de Referência Estadual de Encomia Solidária- CRESOL está localizado na Rua de Nazaré, 173, Centro Histórico de São Luís.
Veja vídeo abaixo com a síntese da Semana
Fonte: Secretaria do Trabalho e Economia Solidária (SETRES)