Termina hoje (12), no Centro de Convenções da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) o Seminário Cidadania e Educação do Campo, atividade que marca o encerramento da terceira etapa da ação escola da Terra no Maranhão, com cerca de 400 participantes de sete municípios do Estado, entre professores, cursistas e convidados.
O evento conta com apoio do Ministério da Educação, da Secretaria de Educação do Governo do Maranhão; da Pró-Reitoria de Extensão da UFMA, da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (SECADI), e apoio técnico e logístico da Fundação Sousândrade (FSADU).
Entre os convidados, o representante da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão do Ministério da Educação, Xavier Carvalho Neto; o professor Paulo Roberto de Sousa Silva, da Licenciatura em Educação do Campo (Ledoc), pelo Campus da UFMA de Bacabal; a professora Gilvania Ferreira, representante do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST); a professora Silvana Lucia da Silva Lima, da Universidade Federal do Recôncavo Baiano (UFRB); o professor Fernando José Martins, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste); e a professora Clarice Zientarski, da Escola da Terra da Universidade Federal do Ceará.
Segundo Vivian de Oliveira Barbosa, do Núcleo Administrativo da Escola da Terra, o evento é importante para que os professores cursistas tenham contato com a universidade e realizem intercâmbio de experiências. “Como as aulas ocorrem nos municípios, este evento é realizado com a finalidade de reunir os professores para vivenciarem a UFMA, apresentarem seus trabalhos e concluírem essa etapa de formação”, disse.
ESCOLA DA TERRA– É um Programa de Práticas Pedagógicas em Classes Multisseriadas da Educação Escolar do Campo que busca promover o acesso, a permanência e a melhoria das condições de aprendizagem dos estudantes do campo e de terras quilombolas.
Fonte: Portal da UFMA