Começa amanhã (13) a oficina pedagógica para 1.557 formadores do Maranhão do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) de 2018. O trabalho será realizado em 19 unidades regionais envolvendo 501 formadores locais da Pré-Escola, 926 formadores locais de 1º. ao 3º ano do Ensino Fundamental e 130 formadores locais que atuam no âmbito do Programa Novo Mais Educação. A formação será realizada até sábado (14) pelos formadores estaduais e regionais coordenados pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA), em parceria com o Ministério da Educação (MEC), e apoio técnico e estrutural da Fundação Sousândrade (FSADU).
O PNAIC responde à meta 5 do Plano Nacional da Educação (PNE) e é um compromisso formal assumido pelos governos Federal, do Distrito Federal, dos Estados e dos Municípios para assegurar a alfabetização de todas as crianças, no máximo até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do Ensino Fundamental.
Este ano serão atendidas as unidades de Açailândia, Bacabal, Balsas, Barra do Corda, Caxias, Chapadinha, Codó, Imperatriz, Itapecuru Mirim, Pedreiras, Pinheiro, Presidente Dutra, Rosário, Santa Inês, São João dos Patos, São Luís, Timon, Viana e Zé Doca.