Com apoio da empresa Vale e execução da Fundação Sousândrade (FSADU), o Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA), entregou nesta terça (28) kits de robótica educacional aos professores de robótica das unidades plenas de Bacabeira, Brejo, Cururupu, Itaqui-Bacanga, Matões, Presidente Dutra e Santa Inês.
Estavam presentes no ato da entrega a gerente de Relações Institucionais da Vale, Vanessa Tavares, o reitor do IEMA, Jhonatan Almada, a superintendente da FSADU, Luciana Cordeiro, o coordenador de Robótica Educacional do IEMA, Fábio Costa e professores.
A parceria foi formalizada por meio do projeto Vale Profissionalizante: Implantação de laboratórios didáticos de robótica nas Unidades de Ensino do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão – IEMA.
O objetivo é desenvolver atividades de robótica educacional para despertar em alunos a vocação de novos talentos para a área. Com os kits, os professores poderão trabalhar a parte prática da disciplina.
O reitor do IEMA, Jhonatan Almada, destacou que o Instituto já é referência em competições de robótica e que os kits serão mais um incentivo aos alunos. “Os kits vão propiciar avanços na implementação do desenvolvimento de projetos de pesquisa de robótica aplicada”.
Segundo Vanessa Tavares, o investimento da Vale é a contribuição da empresa para a melhoria da educação pública. “Os kits irão proporcionar uma melhor qualidade de trabalho para os professores e melhores práticas para os alunos, com inovação e tecnologia aplicadas”, frisou.
Os recursos foram gerenciados pela FSADU e, de acordo com a superintendente Luciana Cordeiro, a parceria entre Fundação, Vale e o IEMA permitiu agilidade no processo. “A Fundação Sousândrade teve participação na compra de todos os equipamentos a serem entregues às unidades de forma rápida e segura”, informou.