Desde o final de 2019, a Fundação Sousândrade (FSADU) implantou o “Programa Instituir”, sob a coordenação do professor Doutor em Economia, à época conselheiro da Fundação, hoje diretor de Planejamento e Inovação, Raimundo Palhano.
O Programa Instituir é financiado pelo Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef) e atua com foco no desenvolvimento de práticas pedagógicas nos municípios.
Pelo programa, o município recebe treinamentos de professores de instituições renomadas de ensino, como a Universidade Federal do Maranhão, durante um ano, para o trabalho com docentes e com gestores das escolas nas áreas da administração, contabilidade e tecnologia.
Devido às restrições impostas pela pandemia, a coordenação está trabalhando via online, por meio de jornadas pedagógicas e congressos. Neste ano, o primeiro município que realizou a jornada foi São Raimundo das Mangabeiras, a 700 quilômetros de São Luís.
O próximo foi o município de Buriti, a 300 quilômetros da capital, que realizou de 24 a 27 de março o “1º Congresso Virtual de Educação de Buriti”, aberto à comunidade do município.
Para falar do “Programa Instituir” e do Congresso Virtual de Educação de Buriti, o programa “Qualificar”, que foi ao ar no último dia 18, conversou com o coordenador do Instituir, professor Raimundo Palhano.
Conteúdo da entrevista:
- Quais as maiores fragilidades que o sr. observa nas áreas que contemplam a gestão da Educação nos municípios?
- O que o “Programa Instituir” oferece aos municípios para colaborar para reversão deste quadro?
- Além do suporte na docência, quais outras áreas as escolas municipais são contempladas pelo programa?
- Com a pandemia, os trabalhos continuam de que forma?
- Neste ano, já houve um evento à distância em São Raimundo das Mangabeiras e o próximo será em Buriti. As prefeituras podem contratar consultorias em módulos?
- Quais serão os temas do Congresso de Educação de Buriti?
- Certa vez, o sr. disse que “a educação é um ecossistema cultural”. O que o sr. quis dizer sobre isso?
OUÇA A ENTREVISTA COMPLETA NA UNIVERSIDADE FM: