Por meio de Encontros com os bambas da ala de intérpretes, compositores e harmonia do movimento sambista maranhense o projeto “Favela Itinerante – Memória Musical” tem como foco revisitar os sambas exaltação e sambas enredos que foram referência na Sociedade Recreativa Favela do Samba ao longo de sua trajetória existencial de 70 anos.
Desse modo aproveitamos essa oportunidade para registrar em vídeo e/ou gravação sonora as peças musicais resgatadas por meio de gravações originais, à capela ou produzidas em estúdios para compor um acervo memorialista histórico da referida agremiação carnavalesca, incluindo o relato da experiência pessoal e profissional de diversos atores que tiveram ligação com essa organização carnavalesca da capital maranhense.
HISTÓRICO DA FAVELA
A Sociedade Recreativa Favela do Samba completou em 26 de outubro de 2020, setenta anos de existência, portanto, esta foi uma data significativa para ser festejada e/ou referenciada por todos aqueles que gostam e apreciam a cultura popular, especialmente, os praticantes do campo sambista e carnavalesco da capital maranhense. Todavia, o advento da pandemia do Coronavírus 19 conteve todas as ações pensadas ou programadas para integrar o calendário de comemorações dessa data natalícia.
Desse modo, a Lei Aldir Blanc chegou como uma luz no fim do túnel para reacender as esperanças dos integrantes da Favela do Samba no sentido de não deixar esse período natalício passar sem nenhuma festividade ou ato comemorativo, assim, com a chancela da Fundação Sousândrade de Apoio ao Desenvolvimento da UFMA foi preparado o projeto “Favela Itinerante – Resgate Musical” como objetivo de reaver o rico e diversificado repertório musical da referida escola ao longo do seu período existencial, reunindo os sambas exaltação e sambas enredos que compuseram sua prática cultural nas diversas temporadas festivas do ciclo carnavalesco.
Muitos dos sambas enredos e sambas exaltação, que tradicionalmente integram o acervo imaterial da Favela do Samba vem se perdendo ao longo do tempo por falta de condições técnicas e financeiras para gravá-los, por isso, este projeto tem como principal meta a reunião do repertório afetivo e prático dos sambas que foram produzidos pela sua ala de compositores e intérpretes.
Assim, a direção da escola Favela do Samba convocou todos os integrantes ainda vivos e os demais apreciadores do movimento sambista ludovicense para desenvolver um esforço conjunto no sentido de reunir e revisitar esses sambas exaltação/enredo para compor o seu banco de dados oficial, o qual será fonte de investigação/pesquisa para estudiosos e apreciadores do ritmo samba em nossa terra.
Todos acervo resgatado por meio dessa ação está sendo reunido em plataformas digitais e outros meios de preservação da memória (bibliotecas públicas, sites culturais, blogs, etc), reunido em forma de produtos culturais e disponibilizados para o público interessado graciosamente, podendo surgir a partir dessa ação, diversos produtos culturais e documentais, entre os quais CDs, Clips, Lives, Documentários, Dissertações Científicas, Reportagens Audiovisuais, Livros, Impressos diversos, entre tantas outras.
O material gravado/resgatado ou escrito para obtenção de dados servirão de instrumentos de prova visando futuras consultas de historiadores, investigadores diversos e integrantes da Escola Favela do Samba sobre a própria atuação dessa agremiação cultural do campo carnavalesco da capital maranhense, a qual está localizada em uma região periférica e muito populosa, todavia com poucas intervenções de políticas públicas no seu ciclo de atuação, por isso torna-se premente essa ação de resgate histórico antes que se perca pela ação do tempo.
Descrição do Projeto
O Projeto “Favela Itinerante – Resgate Musical” vai ao encontro do Edital nº 5/2020 – IGCAC/SECMA – Fomento de Projetos Culturais da Lei Aldir Blanc lançado no Estado do Maranhão por meio da Secretaria de Estado da Cultura, a partir de Lei Federal com a patrocínio do Ministério do Turismo do Governo Brasileiro.
Objetivo Geral
Resgatar a memória musical da Sociedade Recreativa Favela do Samba a partir dos sambas exaltação e sambas enredos produzidos ao longos dos anos, por meio de Encontros presenciais com integrantes da velha guarda, participantes e apreciadores do movimento sambista carnavalesco da cidade de São Luís para formar um banco de dados histórico dessa agremiação cultural.
Objetivos Específicos
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Documentário RESGATE MUSICAL – Direção: Euclides Moreira Neto (clique aqui)
Documentário CONQUISTANDO SONHOS – Direção: Euclides Moreira Neto (clique aqui)
Documentário sobre a série 70 anos da Favela do Samba: NA CADÊNCIA DA TURMA DE SAMBA FAVELENSE, direção de Euclides Moreira Neto (clique aqui)
Documentário A BATERIA CARCARÁ NA GESTÃO ADOVAL, direção de Euclides Moreira Neto (clique aqui)
Documentário NAS ASAS DA BATERIA CARCARÁ, direção de Euclides Moreira Neto (clique aqui)
Documentário MEMÓRIAS FAVELENSES, direção de Euclides Moreira Neto (clique aqui)
Documentário O PEQUENO NOTÁVEL JULIO MATOS, direção de Euclides Moreira Neto (clique aqui)
Documentário O CRIADOR DE OUSADIAS PEDRO PADILHA, direção de Euclides Moreira Neto (clique aqui)
Documentário Noely Moura Porta Bandeira Nota 10, direção de Euclides Moreira Neto (clique aqui)
Depoimentos
01 ODOVAL MELO (Depoimento)02 MADSON (Depoimento) 03 FRANCISCO DE ASSIS CISTA (Depoimento) 04 ZECA BALERO (Depoimento) 05 EUCLIDES MOREIRA NETO (Depoimento) 06 TÁCITO BORRALHO (Depoimento) 07 LUIS CARLOS R DA SILVA (Depoimento) 08 PEDRO PADILHA (Depoimento) 09 EDIMILSON DE OLIVEIRA SOUSA (Depoimento) 10 ROSIANE SANTOS RIBEIRO (Depoimento) 11 TEREZINHA DE JESUS (Depoimento) 12 GILBERTO NUNES (Depoimento) 13 JOÃO BASTISTA DOS SANTOS (Depoimento) 14 MARIA DO SOCORRO LUZ DOS SANTOS (Depoimento) 15 MARIA TEREZA DE OLIVEIRA ANDRADE (Depoimento) 16 JOSE DE RIBAMAR A. GOMES (Depoimento) 17 ELIZABETE NASCIMENTO DE ALCANTARA (Depoimento) 18 JOAQUIM SANTOS (Depoimento) 19 NOELY MOURA (Depoimento) 20 MONIQUE MACHADO (Depoimento) 21 GEISA MORAES (Depoimento) 22 LUIS CARLOS PIMHEIRO (Depoimento) 23 NILSON MAR GOMES BEZERRA (Depoimento) 24 JOÃO MORAES (Depoimento) 25 JULIO CESAR MUNIZ MACHADO (Depoimento) 26 SERGIO MURILO TINOCO SALAZAR (Depoimento) 27 TALYENE CRUZ MELONIO (Depoimento) 28 MILENA CHADAS MENDONÇA (Depoimento) 29 CARLOS MURILO SÁ (Depoimento) 30 ROGÉRIO AVELAR (Depoimento) 31 RENATO DIONISIO (Depoimento) 32 MIGUEL VEIGA (Depoimento) 33 CLEITON GABRIEL (Depoimento) 34 JOSÉ EDUARDO SERENO (Depoimento) 35 ALISON FREITAS (Depoimento) 36 ANTONIO JOSÉ (Depoimento) 37 IVAN CORACINHA (Depoimento) 38 JOSÉ VENANCIO (Depoimento) 39 ELZITA VIEIRA MARTINS COELHO (Depoimento) 40 MARIA DE ASSUNÇÃO SANTOS (Depoimento) 41 DINALVA ANGELA VIEIRA COELHO (Depoimento) 42 SEBASTIÃO SARDINHA DA CRUZ (Depoimento) 43 JULIO MATOS (Depoimento) 44 DOMINGUINHOS LOPES (Depoimento) 45 WILSON CHAGAS (Depoimento) 46 LUZIAN FILHO (Depoimento) 47 EDUARDO WILLIAN (Depoimento) 48 CARLÃO (Depoimento) 49 JOSÉ RIBAMAR ALCÂNTARA AROCHA GOMES (Depoimento) 50 JOSÉ C. DA COSTA FILHO (Depoimento) 51 MARIA DO SOCORRO DE OLIVEIRA REIS (Depoimento) 52 JOÃO BATISTA BOTELHO (Depoimento) 53 NONATO (Depoimento) 54 BENEDITO GUIMARÃES (Depoimento) 55 REMI ANDRADE (Depoimento) 56 ENOC SILVA (Depoimento) 57 MIGUEL VEIGA (Depoimento) 58 JÚLIO BRAGA (Depoimento) |