O Projeto de Qualificação Profissional do Programa Nacional de Inclusão de Jovens ? PROJOVEM Urbano, nos Arcos Ocupacionais de: Agroextrativismo, Construção e Reparos I e II, Serviço Pessoais, Turismo e Hospitalidade, executado no ano de 2010, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, e tendo como objetivos: Capacitar 1.785 alunos do Programa Nacional de Inclusão de Jovens ? PROJOVEM URBANO nos Arcos Ocupacionais, assim discriminados: Agroextrativismo, Contrutação e Reparos, Construção e Reparos I e II, Serviços Pessoais e Turismo e Hospitalidade; Possibilitar a oferta de novas oportunidades pedagógicas como instrumento de apropriação de saberes e competências necessárias para o desenvolvimento satisfatório das atividades profissionais pretendidas; e Mobilizar conhecimentos e valores pessoais dos alunos, na perspectiva de redimensionar sua prática social e inserção no mercado formal e informal de trabalho, desenvolvendo habilidades para atender aos requisitos da vida profissional.
O Projeto se constitui em uma das ações do PROJOVEM Urbano, com a finalidade de qualificar, social e profissionalmente, jovens que se encontram na faixa de 18 a 29 anos, em situação de vulnerabilidade social, com risco pessoal e social, pelas suas condições sócio-econômicas e culturais e também pelo fato de não terem concluído o ensino fundamental.
Tem grande importância social, na medida em que é possibilitada a reinserção dos alunos na escola com uma certificação inicial para o mercado de trabalho, contribuindo e tornando-se, portanto, como uma das estratégias de enfrentamento da pobreza e da desigualdade social.
O projeto alcançou os resultados esperados, atingindo a meta de qualificação de 1.706 alunos, o que significa 95% da meta prevista, que era de 1.785 alunos.
Outro destaque nesta categoria refere-se ao Projeto de Ensino e Pesquisa do Curso de Especialização em Gestão Escolar, que foi oferecido na modalidade de Educação a Distância, visando promover a formação continuada de gestores de escolas públicas, no âmbito de pós-graduação lato sensu, integrando-se ao conjunto de políticas educacionais implementadas pelos Governos Federal, Estadual e Municipal, que expressam o compromisso com a garantia do direito da população brasileira à educação escolar com qualidade social.
Na realização do projeto destacou-se a parceria com as Universidades Públicas Federais, principalmente pela compreensão e reconhecimento que elas possuem na formação e produção do conhecimento.
O curso foi estruturado em três eixos vinculados entre si:
- O direito da educação e a função social da escola básica;
- Políticas de educação e a gestão democrática na escola;
- Projeto político pedagógico e práticas democráticas na Gestão Escolar.